Veja a descrição do assunto abaixo e entenda como esse processo funciona

Sobre a energia solar

energia solar funciona da seguinte forma: os painéis solares captam a luz do sol e geram a energia que é “transportada” até oinversor solar, responsável por converter a energia elétrica gerada para as características da nossa rede elétrica. A geração de energia ocorre por meio do efeito fotovoltaico.

O que é esse efeito?

O efeito fotovoltaico é a criação de tensão elétrica ou de uma corrente elétrica correspondente num material, após a sua exposição à luz.


Caminho Elétrico

Toda a energia excedente, que não for utilizada imediatamente pelos equipamentos da residência, será transferida para a rede da concessionária. Esta energia que é sainte do local da instalação passa pelo relógio medidor de energia. Esta parcela de energia se transforma em créditos. Assim, o usuário poderá utilizar nos períodos em que o sistema não está gerando energia, a noite, por exemplo. Pode-se utilizar também quando o consumo de energia é maior do que a geração. Neste último caso, o sistema solar fornece parte da energia e a concessionária fornece o restante da energia que está sendo consumida.


Validade dos créditos

Os créditos de energia são válidos por cinco anos, podendo ser utilizados a qualquer momento neste período. Os créditos são utilizados automaticamente. Todos os meses em que o consumo de energia for maior que a geração um crédito será lançado na conta de luz.|

Tarifa mínima

Se a geração de energia seja maior do que o consumo, ainda haverá um valor mínimo a ser pago. A esse valor dá-se o nome de taxa mínima ou taxa de disponibilidade.

QUANTO TEMPO DURA?

Graças a sua durabilidade e resistência, pode durar até 25 anos. Os sistemas de energia solar fotovoltaica não necessitam de grandes manutenções, apenas uma limpeza com água e sabão e manter os painéis livre de folhas, pó e outras coisas que podem interferir no contato com os raios solares já é o suficiente.

PARA QUEM É O SISTEMA DE ENERGIA SOLAR?

O SISTEMA É PARA EMPRESAS, RESIDÊNCIAS, CAMPO E CONDOMÍNIO!